
A CIRURGIA ROBÓTICA é atualmente a forma mais moderna disponível para o tratamento do câncer de próstata. Essa técnica é uma evolução da Laparoscopia.
A intervenção cirúrgica é realizada por meio de um robô. A máquina reproduz todos os movimentos do cirurgião, com exata precisão, que comanda tudo de um console (similar a um joystick de videogame) próximo à mesa cirúrgica.
É necessário ainda que um segundo cirurgião esteja ao lado do paciente para manusear as pinças e fazer eventuais ajustes (médico auxiliar também Urologista).
As pinças robóticas fazem movimentos 360 graus e conseguem acessar regiões estreitas e angulosas. Por meio de um monitor 3D, os médicos acompanham todo o procedimento com alta definição.

Quais são as cirurgias urológicas podem ser feitas com robô?
Vários procedimentos urológicos podem ser realizados de forma precisa e segura com o auxílio do robô. Esse acesso cirúrgico tem se tornado o acesso de escolha nos principais centros do mundo.
Hoje nos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil a expressiva maioria das Prostatectomias Radicais e Nefrectomias Parciais são realizadas com auxílio do robô. Seguem exemplos de cirurgias Urológicas que podem ser realizadas:
- Prostatectomia radical (tratamento de câncer de próstata)
- Prostatectomia simples (tratamento de hiperplasia prostática benigna)
- Nefrectomia radical (tratamento de câncer de rim)
- Nefrectomia parcial (tratamento de câncer de rim)
- Cistectomia radical (tratamento de câncer de bexiga)
- Pieloplastia (correção de estenose de junção uretero-piélica – JUP)
- Reimplante ureteral (tratamento de estenose e ureter)
- Uretero-ureteroanastomose (tratamento de estenose e ureter)
- Linfadenectomia de Retroperitônio (para tratamento de câncer de testículo)
- Adrenalectomia
Qualquer cirurgião pode realizar cirurgia robótica?
Não. Para um cirurgião ser apto a realização de uma cirurgia robótica ele deve passar por um treinamento específico, em seguida é acompanhado por um Proctor em suas primeiras cirurgias.
Atualmente, a cirurgia robótica é considerada o futuro da medicina, viabilizando procedimentos de alta complexidade. É importante compreender que o robô não conduz nenhum movimento sozinho. Através de um console, o cirurgião é responsável por todos os movimentos executados pelo sistema robótico.
Porém, caso algum movimento imprevisto seja realizado pelo médico, o robô aciona um comando de segurança, travando a máquina provisoriamente, assim como filtra os movimentos do cirurgião, evitando tremor e tornando-os mais delicados. Além disso, se o cirurgião retira o rosto da tela de controle, o aparelho robótico trava de forma automática, evitando possíveis danos ao paciente.
Benefícios para os pacientes da cirurgia Robótica
O alto nível de segurança e precisão do procedimento trazem importantes benefícios aos pacientes:
- Pequenas incisões
- Menor sangramento e diminuição das taxas de transfusão
- Menor tempo cirúrgico
- Menor tempo de internação
- Menor risco de infecção
- Diminuição das dores e das complicações pós-cirúrgicas
- Rápida recuperação no período pós-operatório
- Retorno mais rápido às atividades diárias
Como a recuperação do paciente após o procedimento é mais rápida, com menos dor e menos complicações, geralmente, o paciente pode voltar a se alimentar no mesmo dia e é recomendado que não permaneça deitado todo o tempo. Caminhar ajuda na recuperação e na volta das funções intestinais.
Segundo evidências científicas, a cirurgia robótica também possibilita uma recuperação mais precoce da continência urinária e da potência sexual.